O EnglishWords foi criado em meados de agosto de 2016 dentro das atividades práticas numa especialização em Saúde Mental. De um pedido inusitado advindo de um dos frequentadores de um dispositivo de promoção à saúde – um grupo de aulas de inglês, ali mesmo dentro de um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, – e o acolhimento dessa demanda por umas das psicólogas (facilitadora e fundadora do EnglishWords) que analisou o quão terapêutico essa proposta poderia se fundamentar.
Um mês depois a esse pedido o grupo era constituído, batizado por essa mesma pessoa de “EnglishWords”, e com o passar do tempo exatamente o que percebemos, onde as palavras advindas de uma língua materna não faziam vazão, as palavras em inglês apareciam e expressavam o inexpressivo,- aquilo que o silencio guardava.
Aliado as práticas do Acompanhamento Terapêutico, da ideologia da Reforma Anti-Manicomial e perpassado pela ética da Psicanálise os encontros foram ganhando formas.
Um grupo movido pela palavra, respeito a subjetividade, e pela oferta do laço social ganha vida extra muros, saindo do dispositivo de “tratamento” para as bibliotecas da cidade de São Paulo e posteriormente onde o desejo de seus participantes pudesse alcançar.
Dois anos depois, após muita reflexão e análise sobre os alcances e benefícios atingidos com o grupo. A proposta ganha novas intersecções: EnglishWords Kids e EnglishWords Sênior dentro de centros de educação infantil, e acolhimento à criança e adolescente (CCA), grupos itinerantes da melhor idade (em parques) e em residências de longa permanência.
Se você tem interesse em saber mais do projeto EnglishWords, agregar-se à ele ou acredita que EW seria de grande valia na sua instituição, entre em contato!